quinta-feira, 10 de setembro de 2009



Sistema de tratamento de Esgoto do Córrego São José


Todos os dias, as águas o córrego São José recebe toneladas de sacolas plásticas, latas e outros tipos de resíduos abandonados por moradores da cidade de Bicas. Além da disposição adequada do lixo, cada cidadão tem o dever de fazer a ligação do seu imóvel ás redes de esgotos que serão implantadas. Os tipos de esgotos mais comuns produzidos nas cidades são o doméstico,o pluvial e o industrial.As águas das chuvas, após passarem pelos telhados, ruas e jardins são considerados esgotos pluvial,e a água utilizada nos processos de produção industrial formam o chamado esgoto industrial.
Cada tipo é constituído de diferentes substâncias, matérias e organismos. Todos
Esses agentes podem causar danos como proliferação de doenças, contaminação do solo e dos mananciais. Para evitar todos esses problemas são construídos sistemas de coleta e tratamento de esgotos que promovem o afastamento da sujeira.
As tubulações, já instaladas nas margens do córrego São José, diferenciam-se por tamanho e localização para que o esgoto corra na maior parte do tempo por gravidade. Diretamente nas casas, são feitas ligações com um diâmetro pequeno que forma redes coletoras e unem-se aos coletores-troncos. Dos coletores troncos, o esgoto corre em direção aos interceptores,o ponto final será uma estação de tratamento (ETE), a ser construída no final do Bairro Gilsom Lhama.Após tratada a água limpa será devolvida ao leito do córrego São José.
Fonte: Secretaria Municipal do Meio Ambiente 10 de setembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário