terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cùpula Amazônica : Desafios da COP -15.



Positivo que a preocupação em implantar uma economia de baixo carbono seja realidade. Só precisamos ter cuidado com as preocupações em não assumir compromisso de redução nas emissões. A população brasileira não deve perder seu acesso a bens e serviços. Pelo contrário, esse acesso deve ser universalizado.

Mas não podemos continuar buscando o mesmo padrão de consumo e estilo de vida que nos levou à situação atual.Autoridades de várias partes do mundo e associações de municipios do Brasil estiveram reunidos em Manaus na Cupula Amazônica de Governos Locais, realizada de 7 a 10 de outubro de 2009, com objetivo de discutir a inclusão da Amazônia nas negociações de mudanças climáticas,de onde foi extraida a " Carta de Manaus" Que se encerra com as seguintes recomendações:

"Aos governos Nacionais por ocasião da 15º Conferencia entre as Partes - COP-15, a ser realizada em Copenhague - Dinamarca de 07 a 18 do mês de dezembro de 2009 para discutir a revisão do protocolo de Quioto pós-2012,que:

1. Seja apoiada a inclusão do mecanismo de " REDUÇÃO DE EMISSÕES DECORRENTES de desmatamento e degradação-REDD E REDD-PLUS como instrumentos reconhecidos pelo protocolo para a mitigação das emissões de gases que ocasionam o efeito estufa.

2.A sistematização das abordagens de implementação dos projetos de REDD que obedeçam normas gerais nacionais de validação e estabeleçam a participação das demais esferas de governo e, em especial,o incentivo a participação de governos locais.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário